segunda-feira, 21 de maio de 2012
sábado, 12 de maio de 2012
Carta Aberta ao Director De Um Jornal Regional
Exmo Sr Director
Tomei conhecimento da inserção, na coluna social do jornal que VExa proficientemente dirige, de uma reportagem, predominantemente fotográfica, publicitando o vigésimo aniversário da «Real Tertúlia os-Bobbys» a que honradamente pertenço.
Poderia deter-me em considerações esmiuçadas sobre o curto texto que a acompanha. Não o vou fazer, pelo menos até ao limite do que a minha consciência impõe.
O que pretendo enfatizar, fálica e energicamente enfatizar, é que pouco viu a objectiva que nos focou.
Desde já o advirto que este texto não pretende ser uma análise à organização, antes o destapar do véu para que, ao menos, VExa possa ver o rosto.
São três as suas dimensões.
A primeira é bio-psico- e só marginalmente social. Biológica no sentido literal do termo, dela fazem parte as iniciais inscritas no seu código genético, a tríade de elementos ímpares que a constituem e mobilizam; o psiquismo é dominante nos bobbys e assume neles uma expressão de exaltação. Não existem traços psicopatológicos distintivos, sendo nula a tendência para a histeria colectiva, excepto nos segundos que precedem um penalti; por fim, e em firme oposição ao sugerido, os bobbys vivem, preferencialmente, na margem do rio social, na periferia do sucesso.
A segunda dimensão não a conhece VExa , de todo. Poderia ter tido contacto com ela, epidermicamente, se tivesse integrado a viagem de circum-navegação à ALMA Bobby, que decorreu durante todo o passado fim-de-semana. Teria sido, estou certo, bem aceite na nau, como têm sido, aliás, todos aqueles «que vêem a luz».
A terceira dimensão não foi ainda revelada. Por momentos, eu próprio pensei que, nas semanas que antecederam a chegada da troika – gente bruta, sem instrução ou educação, como tão bem a descreveu um nosso eloquente membro – a ordem seria dada. Não foi. Resta esperar que a Divina Providência – a mesma que pôs o Boca-Rota no poder – se assim o desejar nos dê sinal.
Este texto caminha aceleradamente para a meta.
De ele se deduz, Exmo Sr. Director, que as lentes do vosso colaborador apenas captaram uma terça parte da primeira das três dimensões que a nossa organização encerra. Objectivamente pobre, subjectivamente paupérrimo.
E não tendo sido o corpo visto e a alma captada, aos seus leitores foi dado nada.
Agradeço a colocação desta carta num espaço onde, pelo menos, o repórter que nos visitou a possa ler.
Creia-me com consideração e estima
Pedro Tejo
quarta-feira, 9 de maio de 2012
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Caros Bobbys
Quero agradecer as vossas adoráveis palavras.
Ultrapassada a cefaleia que, inexplicável e indelicadamente me atormentou durante todo o dia de ontem, encontro-me agora em condições de tentar encerrar as contas.
Espero ainda hoje - ou o mais tardar amanhã - reunir-me com o Presidente Melo e com o bobby Phonseca para levar a cabo essa tarefa.
Tenho a percepção - algo alcoólica, é certo - de que não só não há dinheiro a adicionar, quanto há algum a transitar para o próximo encontro oficial, na Latada.
Uma vez encerradas as contas e o seu relatório entregue ao Exmo Presidente, considera-se esta comissão extinta.
Esperamos ter estado à altura da confiança que em nós foi depositada por todos em geral e por esta direcção em particular.
Foi - no passado como agora - um enorme prazer trabalhar em prol de todos os bobbys.
Até Breve
Cavaleiro-Bobby
domingo, 6 de maio de 2012
Final das Comemorações XX Anos
Caros Bobbys,
Agora que está a terminar o periodo de reflexão e ainda antes de analisarmos detalhadamente o relatorio a ser emitido pela Presidencia da C20B, que nos proporcionou um fim de semana de verdadeira Magia e Glamour, venho publicar o discurso proferido pelo Presidente da Direção na Deposição da Coroa de Flores junto ao Bobby Anónimo, evento que marcou o arranque das festividades, e cuja canção acima deu o mote:
-------------------------------------------------
Caros Bobbys Assumidos mas também Anónimos de todo o Mundo
Calaram-me a boca ,
Cortaram-me o riso
Mas estava de pé ,
Quando foi preciso
São estes quatro versos do falecido José Niza, imortalizados numa conhecida canção de Paulo de Carvalho, que escolho para melhor caracterizar o longo caminho de XX anos que trouxe os os Bobbys até este momento;
Fazer 20 Anos quer dizer uma coisa muito simples: Que soubemos ultrapassar os altos e baixos e vencemos, pois nós somos aqueles que temos andado por ai, mas sobretudo temos estado por aqui!
Estamos todos a chegar ternura dos 40 e só por este projeto as nossas vidas ja valeram pena...
Fazemos hoje 20 Anos e julgo que devemos fazer o seguinte exame de consciência: Em que outros projetos temos participados tão estruturantes e tão completos, tão duradouros como os Bobbys?
Dirão: A nossa família. E eu digo concordo, ou não fosse representante da corrente Ortodoxa mas pergunto e que mais? Não é com certeza o FCP, nem o Benfica...
Um homem até pode nascer selvagem mas é sempre de alguém e nós somos dos Bobbys!!!
O projeto bobby representa aquilo que mais belo e mais simples tem a humanidade. A Amizade!
Quem como eu, que foi um dos fundadores e ainda não chegou à ternura dos quarenta, tem já mais anos de Bobby, do que de Não Bobby. O que me faz pensar o seguinte:
Os Bobbys não acabam nunca se conseguirmos deixar um importante legado as geracoes vindouras.
Nestes tempos difíceis é tempo de de união e de revisitarmos projectos como a Mútua Canina e o Universalismo Ecuménico que em seu tempo tiveram ser suspensos...
Por ultimo, Ao Bobby Anónimo, ou seja a todos aqueles que ainda nãoviram a luz como nós,
gostava de propor um penalti: E vai acima...
Já agora sabem porque é esta Obra Nasceu?
Porque o homem sonhou e porque Deus quis
Agora Ide em Paz rumo à próxima estação: Cova Funda, uma das pátrias dos Bobbys
Em nome da Amizade Eterna um Grande Bem Haja a Todos...
---------------------------------------------------------------
Este foi apenas o arranque das festividades....
Gradualmente irão ser conhecidos mais pormenores da Grandiosidade das Comemorações, que só a arte e o engenho do nosso Cavaleiro Bobby e da sua Liderança à frente da Comissão para a Comemoração dos XX anos dos Bobbys, poderiam fazer acontecer,
Um Grande Bem Haja
Serbeira de Mel(l)o
sábado, 5 de maio de 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)