terça-feira, 23 de novembro de 2010

fronteira

Caros bobbys,
Neste fim de semana, estejam atentos ao carro 87 nas 24 horas de fronteira. Levará o logotipo dos bobbys e o ex-futuro-ex-presidente de um órgão social da nossa agremiação.
Quem quiser, pode aparecer nas boxes que será bem recebido.
Os meus respeitos

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

"PIQUENA" OU PEQUENA

Exmo Sr. Presidente da Mesa Prof. Azado,
Exmo Sr. Presidente da Direcção Prof. Serbeira,
Caros Bobbys,
Serve a presente para solicitar a V.Exas. um esclarecimento relativo a uma questão para a qual não consegui ainda, e apesar de muito matutar, encontrar uma resposta satisfatória.
Começemos pelo facto: - na passada segunda-feira numa entrevista dada à Judite de Sousa o Dr. Ricardo Espírito Santo Salgado proferiu várias vezes o termo "piquena" referindo-se nomeadamente a "piquenas e médias empresas" ou "...apenas uma piquena parte do crédito concedido pelo BES é dirigido às empresas do Estado."
Já anteriormente, durante a campanha eleitoral para as últimas eleições legislativas, amíude, a líder do PPD/PSD à altura, a Dra Manuela Ferreira Leite utilizava esta palavra com uma frequência e convicção no discurso tais que, confesso, me levou a questionar o português que aprendi desde miúdo.
Poderia aqui referênciar outras personalidades que fazem também uso corrente dos referidos termos: "piquena"; "piquenas", como é o caso da Lili Caneças.
Se esta última personagem não me inspira grande credibilidade em relação ao português em que se expressa, já os dois primeiros, dado o seu grau de formação me levam a questionar se não estarei eu errado quando, ao referir-me a algo de menor tamanho ou importância os adjectivo como "pequeno" ou "pequena".
Nestas circunstâncias, solicitava um esclarecimento da Vossa parte no sentido de me ilucidarem relativamente a tal fenómeno. Para tanto deixo-lhes como ponto de partida duas das hipóteses explicativas sobre as quais tenho desenvolvido algum trabalho de investigação, sem no entanto ter ainda chagado a resultados conclusivos:
Hip. A) Será que as ditas personalidades têm um problema de dicção e poderemos estar parente um caso, não de ignorância mas sim de doença?
Hip. B) Utilizarão estas personalidades estes termos em virtude de: "...dada a esmerada educação que receberam na Suiça, em vez de merda dizem piça."?, in "Citações", Cordeiro (Cavaleiro Bobby), Prof.
Aguardo com ansiedade esclarecimentos por parte de V.Exas.
Despeço-me com amizade.
cabralfernandes

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

FMI e a folha de couve

Pegando nas profecias de alguns, parece que no tradicional jantar da folha de couve, contaremos com alguns técnicos do FMI. Devem ser da Alemanha, ou lá daqueles lados, onde se germinam, como musgo no Inverno, os países competitivos e eficientes.
Gostaria de ver os titulares dos órgãos dos bobbys a tomarem as diligências necessárias à sua boa receção (notem esta subtil, mas sentida homenagem ao bobby barata, cumprindo escrupulosamente o acordo ortográfico).
Os bobbys têm o dever de demonstrar que nem todos os portugueses estão deprimidos. Exorto, por isso, o presidente da direcção, o meu futuro ex-homólogo, ou o meu ex-futuro homólogo, ou como vos aprouver chamarem-lhe, a manifestar-se.
Os meus respeitos.